7 dicas para manutenção de equipamentos e economia

Você já ouviu aquele ditado que diz que o “o barato sai caro”, pois bem, é disso que vamos falar aqui. Muitas vezes, na tentativa de economizar, fazemos compras pela metade e isso, no longo prazo, gera prejuízos muito maiores.

Pensando nisso, fizemos uma lista de dicas que merecem toda a sua atenção na hora de programar a compra dos itens para a manutenção do seu equipamento. Afinal, você sabe o custo de um equipamento como o seu, e os cuidados com sua manutenção é que garantirão maior produtividade e vida útil da máquina. Então, fique atento a estas 7 dicas e faça melhores compras!

  1. Óleo Hidráulico + Filtro Hidráulico, uma dupla indispensável! 

Na troca do Óleo Hidráulico da sua máquina, aproveite para trocar o filtro hidráulico também, pois qualquer resíduo de impureza que estiver no filtro antigo poderá contaminar todo o sistema hidráulico causando mais gastos e prejuízos. Por tanto, vale investir nesta dupla proteção!

      2. Pinos e Buchas do Eixo Dianteiro

Ao fazer a manutenção do eixo dianteiro, aproveite para trocar o embuchamento de ambos os lados, pois assim, você evita parar sua máquina duas vezes, economizando com mão de obra e ganhando tempo. Ah! Vale lembrar que, a lubrificação correta de pinos e buchas evita desgastes prematuros e gastos desnecessários. Muito importante também, é usar a graxa adequada ao seu tipo de equipamento.

     3. Reparos de Cilindros Hidráulicos

A qualquer sinal de vazamento de óleo nos cilindros hidráulicos da sua máquina faça uma revisão urgente nos reparos, pois além da perda de óleo o desempenho da sua máquina estará comprometido.

    4. Lâminas, Dentes e Unhas

Observe sempre o desgaste de Lâminas, Dentes e Unhas para melhorar a conservação destas peças e substituí-las quando necessário, evitando assim,  um dano maior na caçamba e maiores gastos.

   5. Conexões e Mangueiras

Observe as condições das mangueiras, principalmente quanto ao ressecamento e estado das conexões para evitar o vazamento de óleo, afinal, óleo vazando faz você gastar mais e prejudica o desempenho da sua máquina como um todo, podendo causar até panes e paradas.

   6. Limpeza

Investir na limpeza do equipamento parece uma dica boba, mas acredite a limpeza correta do equipamento evita desgastes prematuros de todos os componentes, então, não deixe de inserir este item no seu plano de manutenção. Para isso, sempre tenha em estoque: limpa baú, desingraxante e shampoo. Itens essenciais neste procedimento.

   7. Filtro de Ar Interno + Filtro de Ar Externo 

A manutenção preventiva do sistema de ar condicionado da sua máquina além de prevenir alguns problemas no seu equipamento ajuda também a filtrar as impurezas do ar que você respira dentro da cabine. Então, não esqueça de trocar os filtros de Ar Interno e Filtro de Ar Externo.

—-

Uma compra inteligente faz você economizar, perder menos tempo com máquina parada e até evitar maiores prejuízos.

Outras dicas você assiste em nosso Canal no Youtube. 

E se preferir, temos também, dicas em áudio, aqui. 

Tem alguma dúvida? Deseja sugerir algum tema para o nosso blog? Só enviar sua sugestão no Fale Conosco. Será um prazer trazer mais dicas para você!

WhatsApp chat

Não vá agora

Cadastre-se e nossa equipe irá te apresentar nossas ofertas

Nós entramos em contato com você!

Preencha seus dados e receba o contato de nossos especialistas para fazer o melhor negócio!