Bomba hidráulica: montagem incorreta é um dos grandes responsáveis por falhas no sistema hidráulico de máquinas pesadas

As máquinas pesadas possuem diversos sistemas e circuitos. Cada um deles é responsável por uma função. O sistema hidráulico, por exemplo, realiza o acionamento de um fluído que é responsável por mover a energia para que o motor funcione corretamente.

Dentro do sistema hidráulico há uma peça fundamental para o bom funcionamento: a bomba hidráulica. Se ela não estiver funcionamento corretamente, o resultado desse sistema será prejudicado, acarretando no mal funcionamento da máquina. Considerada por muitos como o coração da máquina, sua principal função é a de transformar energia mecânica proveniente de um motor de acionamento em energia hidráulica.

Cuidados necessários na instalação da bomba hidráulica

A falta de cuidados básicos na montagem dos circuitos hidráulicos pode causar problemas graves, inclusive a danificação de produtos novos. Todo o sistema deve estar em perfeitas condições para o funcionamento adequado sem perdas ou danos.

A montagem da bomba hidráulica nova em um circuito contaminado é um dos grandes responsáveis pela maioria das falhas em sistemas hidráulicos. É primordial a troca de todo o óleo e os filtros do sistema, uma vez que resíduos podem permanecer causando a recontaminação do circuito, ocasionando assim, uma nova quebra da bomba hidráulica. Remover e limpar o reservatório, cilindros, comandos, tubos, mangueiras, conexões e demais componentes, verificando que não haja mais impurezas no circuito também é imprescindível.

É fundamental se atentar com relação ao sentido de rotação, alinhamento e diâmetro correto do eixo motriz da bomba. Em hipótese alguma a bomba deve operar fora dos valores de rotação e pressão indicados pelo fabricante.

São necessários alguns outros cuidados, por exemplo:

Manter as máquinas lubrificadas:

É fundamental para o bom funcionamento do sistema hidráulico. Falhas no armazenamento dos lubrificantes, falta de manutenção e prolongamento do período de troca de óleo são exemplos de descuidos com a lubrificação desses componentes. A boa lubrificação proporciona um acréscimo de durabilidade no rendimento dos equipamentos.

Seguir com a manutenção em dia:

É necessário fazer a manutenção das bombas quando o equipamento diminui a velocidade hidráulica (o que reduz drasticamente a produtividade). A vida útil de uma bomba hidráulica dura em média 15.000 horas, e varia conforme o tipo de aplicação do equipamento, a operação, a qualidade da manutenção e o regime de trabalho.

A bomba hidráulica está inclusa no vasto portfólio da Dispetral, dentre outros itens, como: peças, pneus, filtros e lubrificantes. Além disso, a empresa possui em seu catálogo as marcas globais, para oferecer os melhores produtos aos clientes e garantir a qualidade de uso das peças.

Clique no link e fale com um de nossos especialistas. Estamos prontos para te atender! https://wa.me/553298001455

Quer conhecer os produtos do nosso portfólio? Aponte a câmera do seu celular para o QR-code e baixe o catálogo.

Bomba hidráulica: montagem incorreta é um dos grandes responsáveis por falhas no sistema hidráulico de máquinas pesadas 1

WhatsApp chat

Não vá agora

Cadastre-se e nossa equipe irá te apresentar nossas ofertas

Nós entramos em contato com você!

Preencha seus dados e receba o contato de nossos especialistas para fazer o melhor negócio!