Como manter o bom funcionamento das Bombas de Graxa

O sistema de lubrificação é composto por diversos itens, como controlador/temporizador, linhas de abastecimento, bombas e reservatórios, linhas de alimentação e válvulas de medição e injetores. A bomba de graxa é um dos componentes mais importantes desse sistema. Trabalha em conjunto com o reservatório e o filtro para lubrificar máquinas. É responsável por levar o lubrificante por todo o sistema e para as áreas que precisam ser lubrificadas.

As bombas possuem uma diversidade de formatos, capacidades e recursos. Podem ser manuais ou automáticas, mas, de qualquer forma, são fáceis de instalar e de usar.

A graxa é um lubrificante não líquido, com viscosidade mais alta do que um óleo normal. Representa a combinação do óleo viscoso com o sabão e em locais em que o gotejamento do óleo é indesejável, a graxa é mais indicada do que os outros lubrificantes a base de petróleo. Aditivos químicos adicionais podem ser misturados na fórmula da graxa para características específicas, como a adição de agentes contra desgastes para manter o metal de abrasões e inibidores de oxidação para prolongar a vida da graxa. 

É importante tomar alguns cuidados ao comprar bombas de graxa. Devemos considerar a viscosidade, a resistência ao fluxo do produto a ser bombeado, o volume dispensado, a pressão do sistema e o tamanho do cilindro.

Além disso, devemos ficar atentos à manutenção das bombas de graxa para garantir o bom funcionamento desse componente. Utilizar sempre graxas limpas e livres de impurezas, escolher um ambiente limpo para manusear a bomba ao reabastecer o reservatório, não dobrar ou amassar as mangueiras de ar e graxa e sempre utilizar peças de reposição originais. A limpeza da bomba de graxa também é essencial. Separamos algumas dicas para te ajudar nesse processo. Vamos lá?

  • Lubrifique a graxeira e retire a sujeira utilizando um pano limpo.
  • Aqueça as graxeiras com algum soprador de ar quente.
  • Utilize a bomba de graxa para que a pressão da saída da graxa nova elimine os resíduos da ponta, para evitar entupimento.
  • Use um limpador de graxa para abrir totalmente o encaixe.
  • Retire as graxeiras entupidas, limpe cada peça sempre utilizando lubrificante para eliminar a sujeira.
  • Por fim, limpe as peças com um pano seco e coloque a graxeira no lugar.

 

 

WhatsApp chat

Não vá agora

Cadastre-se e nossa equipe irá te apresentar nossas ofertas

Nós entramos em contato com você!

Preencha seus dados e receba o contato de nossos especialistas para fazer o melhor negócio!