Dicas de Manutenção para Colheitadeira

Dicas de Manutenção para Colheitadeira

As colheitadeiras são fundamentais em garantir que toda a produção agrícola possa ser colhida e preparada para a entrega, finalizando temporariamente o ciclo de produção da agricultura. Por isso, é importante garantirmos que essas máquinas possam trabalhar em pleno vapor, operando sempre no máximo da produtividade, e que, principalmente, não sofram com paradas inesperadas durante o período de trabalho.

A estimativa da vida útil de uma colheitadeira gira em torno de 4 mil horas de trabalho, com as revisões iniciando em 800 horas de trabalho e diminuindo conforme o tempo avança. Além dessa revisão completa, a manutenção diária, no fim de cada dia de trabalho, garante que a máquina poderá trabalhar normalmente no futuro.

Com tudo isso esclarecido, separamos algumas dicas e cuidados para você observar durante o período de revisão (e também da manutenção diária).

Correias
As correias não devem ter contato algum com óleos, graxas ou solventes. Esses fluídos podem danificar a borracha e ocasionar sua quebra, colocando em risco a máquina e a saúde do operador. Por isso, verifique a presença de qualquer vazamento durante as revisões.

Lubrificação
A lubrificação da mecânica, principalmente das partes móveis, garante o funcionamento do conjunto e evita que os atritos por desgaste danifiquem as peças da máquina. Fique atento para os eixos das esteiras, elevadores e qualquer outra parte mecânica (e móvel) da colheitadeira.

Motor
Além da troca de óleo do motor, é importante garantir a limpeza, lubrificação e a boa fixação de cada componente. O motor é um dos itens mais sensíveis de uma máquina, podendo ser afetado, por exemplo, pela umidade das folhas ou palhas, que ocasionam a oxidação do metal.

Evite as trepidações
O desgaste das polias e dos rolamentos podem ocasionar trepidações anormais durante o período de trabalho. Essas inesperadas trepidações afetam outras peças, como eixos e correias, ocasionando a quebra desses itens.

No geral, realize inspeções diárias e fique atento com qualquer anormalidade. Em caso de suspeita ou da detecção de algum problema, procure resolvê-lo rapidamente. Não permita que um pequeno defeito se torne um grande prejuízo para seu negócio.

A Dispetral tem uma equipe técnica pronta para te auxiliar na manutenção da sua colheitadeira. Entre em contato!!!

WhatsApp chat