Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Entenda sobre a importância da escolha correta das  Ferramentas de Penetração de Solo Entenda sobre a importância da escolha correta das  Ferramentas de Penetração de Solo Entenda sobre a importância da escolha correta das  Ferramentas de Penetração de Solo Entenda sobre a importância da escolha correta das  Ferramentas de Penetração de Solo

Entenda sobre a importância da escolha correta das Ferramentas de Penetração de Solo

0 comentários
12/07/2023

As ferramentas de penetração de solo (FPS) apresentam diferentes tipos, perfis e sistemas de fixação para equipar caçambas e escarificadores (implemento para a preparação do solo, em substituição à grade ou arado) para carregadeiras, escavadeiras, motoniveladoras e tratores de esteira.

Esses componentes fazem o contato inicial com o material que está sendo movido e protegem as estruturas do equipamento da abrasão e do impacto. Além disso, as ferramentas de penetração de solo podem impactar diretamente na produtividade, no consumo de combustível, nos custos de manutenção e no tempo de vida do maquinário.

Destacamos neste artigo o que você precisa saber para equipar sua máquina com a FPS correta.

Durante a compra, é importante levar em consideração características como, sistema operacional, potência e capacidade, ângulo, velocidade, forma geométrica da peça que se enquadre na sua necessidade, além de se atentar à qualidade do aço utilizado na fabricação da ferramenta.

Antes de entender como escolher boas ferramentas de penetração de solo, uma dica importante é conhecer as opções disponíveis no mercado, pois elas são compostas de acordo com as demandas da indústria e a flexibilidade das máquinas que as utilizam. 

Saiba quais são as principais:

1. Ponta para serviços leves

As pontas de penetração, ou dentes, para serviços leves são aplicadas para auxiliar no processo de escavação do solo. Elas contam com material leve e resistente, mas que não podem ser empregadas em cenários em que há alta abrasão.

2. Pontas reforçadas

Esse tipo de ponta é recomendado para ambientes de trabalho pesado, como mineradoras ou áreas com muitas rochas. As pontas são construídas com materiais resistentes ao impacto, o que garante alta durabilidade mesmo que exista grande abrasão.

3. Pontas para penetração ou afiadas

Estas são focadas para os ambientes com solo argiloso. O seu perfil ajuda a máquina a trabalhar com mais agilidade e menos consumo de combustível. Porém, se empregadas em solos mais resistentes e rígidos, como os que contam com muitas rochas, podem se deteriorar rapidamente.

4. Carregadeiras

Essa ferramenta combina alta resistência e pontas mais finas. Isso possibilita realizar um arrasto ao solo mais rente. Ou seja, funciona com qualidade em lugares com baixo ou médio impacto, mas alto nível de abrasividade.

Agora que já conhecemos sobre as opções disponíveis no mercado de acordo com cada necessidade, vamos aos tipos mais comuns de FPS e alguns itens utilizados durante a instalação.  

  • Adaptadores: Os adaptadores fornecem diferentes níveis de penetração da ponta no solo. Podem ser usados com dentes aparafusados e dentes soldados.
  • Entredentes: Ajudam no fluxo de material e aumentam significativamente a vida útil dos dentes, assim como, das pontas.

  • Pontas: As pontas são indispensáveis em caçambas de escavadeiras e carregadeiras, porque oferecem maior resistência e capacidade de penetração.

  • Lâminas de corte: As lâminas de corte vêm em diferentes formas, larguras e espessuras. Elas podem ser curvas e com bordas serrilhadas para aumentar a capacidade de penetração no solo, ou podem ser planas para reduzir o impacto e a abrasão.

  • Lâminas para trator: Permitem o aumento da penetração no solo para mover mais material. As lâminas podem ser usadas com outras FPS como pontas e bordas de corte para maior efetividade.

  • Rippers: São as FPS usadas na parte traseira das máquinas pesadas. Elas trituram materiais com eficiência, oferecendo proteção durável para o equipamento. 

  • Pinos e buchas: Fazem a fixação de pontas adaptadores, cantos e outras peças de proteção.

  • Peças de proteção: Barras laterais e protetores de borda são úteis para proteger contra impactos e reduzir o desgaste. Calços, barras de segurança, botões e blocos, protegem a máquina contra desgaste.

Para acertar na hora de escolher um bom FPS, a Dispetral trabalha em parceria com grandes marcas que são referência na produção desse tipo de ferramenta. Acesse o nosso site e confira as melhores opções.

Gosta desse tipo de conteúdo? Então confira no vídeo a troca das unhas de uma escavadeira feita pelo nosso parceiro e operador de máquinas Hans Josefe.


Clique no link e fale com um de nossos especialistas. Estamos prontos para te atender!

https://api.whatsapp.com/send/?phone=553298001455&text&type=phone_number&app_absent=0

Quer conhecer as ferramentas de penetração de solo e outros produtos do nosso portfólio? Aponte a câmera do seu celular para o QR-code e baixe o catálogo.




Fonte: Armac

Marketing



Comentários 0 comentários

Deixe o seu comentário:

* Seu email não será publicado