Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Material rodante: Quais os cuidados necessários? Material rodante: Quais os cuidados necessários? Material rodante: Quais os cuidados necessários? Material rodante: Quais os cuidados necessários?

Material rodante: Quais os cuidados necessários?

0 comentários
06/07/2022

É importante que empresas no mercado de construção civil fiquem de olho nos equipamentos e maquinários, especialmente no material rodante. Se a manutenção não for feita de maneira adequada, o canteiro de obras pode sofrer graves danos, além de elevar os custos e reduzir a vida útil da máquina.

O que é o material rodante?

O material rodante é o que garante a sustentação da máquina, além de algumas outras funções como o controle da altura da parte frontal da máquina. Pode ser definido como o conjunto de equipamentos usados por maquinários de grande porte, como os tratores e escavadeiras. O conjunto inclui rodas guias, sapatas, correntes, roletes, aro motriz, etc.

No trator, esses materiais são os que mais sofrem com o desgaste – e, portanto, que mais necessitam de manutenção. Alguns especialistas garantem que os custos com a manutenção do material rodante pode chegar a até 50% dos valores relacionados aos maquinários e equipamentos.

O que devo fazer para aumentar a vida útil do material rodante?

Os fabricantes prescrevem uma série de recomendações, de forma a obter a gestão adequada dos custos de manutenção. Algo importante a se fazer é a regulagem das esteiras, ela precisa ter uma folga natural pré-estipulada em manuais de serviços especializados. Para cada equipamento existe uma medida, tanto para máquinas com rolete superior como para máquinas sem ele.

Os operadores devem ter atenção ao giro das esteiras nas paradas para manutenção preventiva. Normalmente as operações em argila são mais tranquilas porque dificilmente desalinham o trator. Já nos trabalhos sobre terrenos rochosos, o desgaste ocorre nas sapatas, nos pinos e nas buchas, que sofrem fortes impactos e quebras de pinos e elos. Nas regiões em que o trator atua em areia molhada, como obras em avenidas à beira-mar, a parte de baixo da esteira fica submersa e a roda motriz arrasta esse material abrasivo em excesso.

Em serviços que o trator realiza dentro de lama, as pedras que atingem as esteiras causam pequenos acidentes, que muitas vezes são imperceptíveis. Essa operação quebra as sapatas, pinos, buchas e as molas tensoras. Nesse caso, a dica é realizar acompanhamento técnico e identificar os danos, para avaliar a gravidade e corrigi-los.

Se liga na dica!

Outro cuidado fundamental para evitar desgastes operacionais do material rodante é verificar o alinhamento e equilíbrio. É muito importante que a máquina esteja bem assentada ao solo durante a operação.

Um ponto chave é o treinamento adequado dos funcionários que vão operar o equipamento. Esse é outro fator decisivo para que o desgaste do material não aconteça de forma exagerada. Além disso, o peso máximo de operação deve ser respeitado, “forçar” o uso a mais do que estipula o fabricante aumenta o desgaste, o consumo de combustível, a deterioração de outras partes da máquina e ainda compromete a segurança do operador.

Com o objetivo de oferecer o melhor para o seu maquinário, a Dispetral possui em seu vasto portfólio componentes do material rodante para o seu equipamento nunca parar!

Clique no link e fale com um de nossos especialistas. Estamos prontos para te atender! https://wa.me/553298001455

Quer conhecer os produtos do nosso portfólio? Aponte a câmera do seu celular para o QR-code e baixe o catálogo.

Material rodante: Quais os cuidados necessários? 1

Marketing



Comentários 0 comentários

Deixe o seu comentário:

* Seu email não será publicado